Atualmente, existem diversas denominações para a lipoaspiração, o que pode acabar confundindo a pessoa que buscar eliminar gordura localizada através da cirurgia plástica. A lipo light, também chamada de minilipo, é mais uma das opções para pacientes que tem gordura excedente e querem remove-la através do procedimento cirúrgico.
No método tradicional, a lipoaspiração é indicada para retirar quantidades maiores de gordura em mais de uma região em um só procedimento, enquanto em lipoaspirações de porte menor, como a lipo light, são removidas quantidades menores de gordura.
Geralmente, a lipo light é recomendada para harmonizar o contorno corporal e oferecer uma silhueta mais definida em pessoas que apresentam leve concentração de gordura em uma determinada área do corpo.
As áreas do corpo que normalmente são submetidas a lipo light são as laterais da barriga, pescoço, culotes, coxas e a região ao redor do umbigo onde, em geral, existem pouco depósito de gordura. Através de uma cânula reduzida (aproximadamente 2mm), o cirurgião plástico promove a aspiração da gordura excedente, chegando a retirar, no máximo, 150 a 200 ml de gordura por procedimento.
Embora muitas pessoas acreditem que a lipo light seja um procedimento estético, ela é também um procedimento cirúrgico como a lipoaspiração. Portanto, deve ser realizada em ambiente hospitalar, em centro cirúrgico, a fim de oferecer maior segurança ao paciente, sob anestesia local com sedação, sem internação.