A TÉCNICA DA BIOPLASTIA
O Material Injetado
O material utilizado é o PMMA, ou metacrilato, uma substância aceita biologicamente e que é utilizada em medicina desde 1950. Começou sendo utilizado em prótese de quadril, posteriormente em lentes utilizadas dentro do olho, aderentes cirúrgicos, e mais ecentemente como implantes estéticos. O PMMA utilizado em estética, é preparado especialmente para ste fim, com microesferas de tamanho padronizado que confere as propriedades necessárias para o implante estético na face e corpo.
Cada região recebe concentrações determinadas do produto, que é disponível em 3 concentrações, 2%, 10% e 30%. O PMMA que é Biocompatível, pode ser colocado junto ao osso, e moldado de acordo com o formato desejado, que é desenhado previamente, e vai aderir ao osso e tecidos adjacentes, pode ser colocado no músculo, como nos aumentos glúteos e pode ser colocado na tecido gorduroso e na pele, para tratar rugas e sulcos. Esta mobilidade do material , que pode ser utilizado em ossos, músculos, gordura e pele o fez ser escolhido para ser utilizado na Bioplastia .
As Microcânulas que Injetam o Material
A Técnica da Bioplastia utiliza microcânulas atraumáticas, que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto as estruturas do corpo, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas. São realizados minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm, menores mesmo que uma cabeça de alfinete, por onde são introduzidas as microcânulas atraumáticas, que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado, para serem realizadas as transformações da Bioplastia. Tudo é realizado sob anestesia local.
Pós – Bioplastia
O paciente retorna para casa imediatamente ao final do procedimento . Não existe cortes e nem pontos, os pertuitos minúsculos são cobertos por um pequeno esparadrapo antialérgico, que são retirados em 2 dias. Embora possam permanecer alguns sinais transitórios do tratamento, se o paciente quiser, pode voltar para suas atividades no mesmo dia, pode viajar, trabalhar, e ter suas atividades normais. . Os sinais desaparecem em poucos dias. São realizadas compressas frias, e uso de analgésicos leves e antinflamatórios por alguns dias.
Os Passos para Realização da Bioplastia
A Bioplastia é realizada na própria clínica ou em um Day Hospital, sob anestesia local, com o paciente retornando para casa no mesmo dia.
A Técnica de Bioplastia tanto da face como do corpo é um procedimento ambulatorial, o que significa que não é necessário internação.
Todo o tratamento é realizado sob anestesia local, sem necessidade de sedação.
A Bioplastia pode ser feita até em uma clínica/consultório, mas preferimos realizar o procedimento em nosso day hospital, muito semelhante a um consultório.
.
Etapas para a realização da Bioplastia de Face ou de Glúteo
1- O paciente vem a Clínica para uma consulta médica inicial, quando o médico vai avaliar o paciente e planejar o procedimento. Se necessário são pedidos alguns exames.
2- São realizadas fotografias e o procedimento de Bioplastia é agendado
3-. O paciente vai até o Day Hospital no dia e hora agendado
4- O médico realiza marcações pré-estabelecidas na face ou no glúteo, que são o planejamento do procedimento que vai orientar a aplicação.
5- É realizada a anestesia local.
6- É realizada a Bioplastia, que na face leva cerca de 40 a 60 minutos minutos e no glúteo de 1 hora a 1 hora e meia . São utilizadas microcânulas atraumáticas, que não lesam vasos e nervos e todos os tratamentos são realizados através de micropunções, sob a pele, junto as estruturas do corpo, sem qualquer corte e sem a necessidade de suturas. São realizados minúsculos pertuitos menores que 0,5 mm, por onde são introduzidas as microcânulas atraumáticas, que vão transportar as microesferas de PMMA para o local desejado. Tudo é realizado sob anestesia local. É utilizado para as aplicações um injetor manual especialmente desenvolvido, com modelos para a face e para o glúteo , que é injetar quantidades exatas do material de preenchimento, o que permite uma aplicação previsível. As marcações orientam o médico a realizar as alterações pretendidas. O paciente está totalmente consciente e conversando com o médico durante todo procedimento, que não necessita sedação. Após a aplicação, não há a necessidade de pontos, apenas um esparadrapo antialérgico pequeno é colocado sobre o pertuito, e é retirado em 2 dias.
7- O paciente retorna para casa imediatamente após o procedimento.
8- Pode haver edema e algumas equimoses que desaparecem no período de 3 a 15 dias
9- São utilizados analgésicos leves ou antiinflamatórios em casa, se necessário.
10- O paciente pode ser liberado para suas atividades profissionais no mesmo dia ou dia seguinte, embora possa apresentar algum edema e algumas equimoses.
11- Retorna ao consultório para avaliação em 1 semana
CRM 17.364 – Cirurgião Plástico / Médico titular e especialista da SBCP / Membro Titular da Sociedade Ibero-latina Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva / Sócio Fundador da Associação dos Ex alunos Prof. Ivo Pitangy